Como deixar sua casa aconchegante para esperar o frio

23 de maio de 2018

Apesar de morarmos em um país tropical, só de pensar nas estações outono e inverno já lembramos do frio. E não tem nada melhor do que deixar a casa aconchegante para esperar a temperatura abaixar.

Casa aconchegante

Foto: Hamilton Penna

Vamos ensinar como deixar seu lar acolhedor para aproveitar as atividades que combinam com esse clima frio, como por exemplo ler um bom livro, assistir filmes (ou fazer uma maratona de seriados) e preparar aqueles pratos quentes que fazem sucesso entre família e amigos!

Deixar a casa acolhedora é mais fácil do que você imagina, olha só:

1. A cor da estação

Para deixar o ambiente mais aconchegante, a primeira dica é utilizar tons terrosos nos ambientes, trazendo sofisticação e passando a sensação de calor. Os tons terrosos abrangem alaranjados e marrons. Apenas não sobrecarregue o local com essas cores para não causar desconforto e excesso de emoções. Boas ideias para aplicar na sua casa são em almofadas xadrez, detalhes nas paredes e objetos decorativos.

2.  Vamos de rosa?

Sim, o rosa é uma cor que promete ser a escolha nessas estações. Mas não estamos falando da cor rosa choque ou chiclete, que são mais joviais, mas aquele rosa com tonalidade esmaecida, com aspecto fosco. As cores Terracota ou Terra Roxa são exemplos dos tons em alta.
Quer ousar um pouco mais? Combine a cor de rosa com dourado ou insira detalhes pretos, remetendo assim aos países escandinavos.


Se quer saber mais sobre almofadas, confira essas dicas


3.  Prepare a mobília!

Quando você pensa em ler um livro, assistir seus filmes e séries em um dia frio, com pipoca ou chocolate quente na mão, aonde você está? Geralmente, já imaginamos um sofá, poltrona ou até mesmo uma cama bem quentinha.

E se dissermos que dá para ficar melhor? Sim, é possível, com mantas maxi tricot, crochê ou ainda os inovadores cobertores com manga que permite folhear seus livros sem tirar o braço para fora no frio! Outro material que combina com tons terrosos e podem adornar sua casa são os tecidos, inclusive com formatos de folhas caídas ou animal print.

4. E não esqueça das paredes!

Está pensando em investir um pouco mais para conseguir o máximo de aconchego possível? Então que tal colocar papéis de parede, que é um material que se renovou, trazendo estampas com alta definição, texturas até 3D.

Outro material que combina com tons terrosos e podem adornar suas paredes são os tecidos, inclusive com formatos de folhas caídas ou animal print.

5.  Ah, nada de ficar pisando no chão gelado…

Tapete é um clássico de inverno. E clássicos são insubstituíveis, porém ainda assim é possível inovar. Tapetes em geral combinam com estações frias, porém os tapetes do estilo “Shaggy” possuem fios mais altos que o deixam com o aspecto fofinho e fica quase irresistível a vontade de deitar neles. Outra ideia legal é fazer uma composição de tapetes, utilizando a sobreposição deles, combinando diferentes estampas e cores, deixando sua sala ou quarto com aspecto moderno.

Se for trocar o piso prefira os de madeira ou vinil, que promovem um conforto térmico maior do que pisos de cerâmica ou porcelanato.


Se sua intenção é repaginar a casa de campo, deveria ler essa matéria também


6. Vamos recepcionar as visitas em grande estilo?

Ficar sozinho em casa é uma coisa, agora se for receber a família e amigos é possível criar uma recepção calorosa para eles. Arranjos de mesa são perfeitos para decorar os ambientes e trazer vida para a casa. Experimente utilizar arranjos com folhas mais escuras e detalhes dourados como trigo. Para não ficar com clima muito pesado, as flores podem ser brancas ou cor de rosa, animando assim o arranjo.

Outra dica que combina bastante com reuniões mais intimas são as velas. As chamas aquecem, causam efeitos de iluminação únicos, estimulam a imaginação e o afeto.

7.  Iluminação que combina com o inverno

Outra dica para iluminar a casa são as lâmpadas de carbono, que possuem uma cor mais quente e tem formatos bem divertidos! E ainda deixam o ambiente mais caloroso.

Para completar essa dica, essa lâmpada apesar de divertida, não ilumina tanto quanto as de LED, por exemplo, e gastam mais energia elétrica. Então utilize as de carbono apenas para dar um toque especial no ambiente.

Para uso habitual, porém ainda aconchegante, prefira as com menor consumo e com uma cor mais quente, como uma lâmpada com 3500K, que são mais amareladas.

Precisa de um especialista para deixar sua casa do jeito que você quer? Conte conosco.

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@milideiaspormetroquadrado
logo instagram