Conheça as curiosidades sobre Portugal

25 de julho de 2018

Portugal, a terra-mãe de Camões, é conhecida por muitos dos seus talentos, como uma culinária farta, os doces de ovos, a diversidade de vinhos, a rica história e pelos craques do futebol, como Luís Figo, Cristiano Ronaldo, Pepe, Eusébio, entre muitos outros.

Portugal

Foto: Cris Paola

 

Mas, mais do que isso, Portugal também é conhecida por sua rica arquitetura e construções incríveis em meio a belíssimas paisagens. É definitivamente um dos locais mais interessantes para se conhecer e, por esse motivo, separei algumas curiosidades sobre o país.

Você sabia que Portugal é referência mundial em azulejo?

Acredito que você deva conhecer o azulejo português, peça tradicional em azul e branco, que está sempre na moda. Existem diversos modelos de azulejo, e alguns, inclusive, retratam a história. Ele pode ser utilizado em revestimento interno, como externo. Inclusive, um dos destinos de turismo, Ovar, uma cidade situada no Distrito de Aveiro, a “Veneza Portuguesa”, é considerada a “Cidade Museu do Azulejo” e possui uma riquíssima e variada coleção de azulejos a céu aberto. Casas, prédios e estabelecimentos comerciais são revestidos de azulejos.

O tesouro português

O azulejo é considerado um dos 12 maiores tesouros europeus e uma das caraterísticas que faz de Portugal o país “mais azul” do mundo.

O uso do azulejo

Antigamente, o azulejo era exclusivo de áreas molhadas como cozinha, banheiro, ambientes com instalações hidráulicas. Somente depois, o azulejo se tornou elemento decorativo em construções. A azulejaria da fachada vai além da estética, ele protege as paredes do frio e umidade.

A capital de Portugal

Lisboa, a capital de Portugal banhada pelo rio Tejo, é a segunda capital europeia mais antiga; Atenas é a primeira.

A maior ponte da Europa

A ponte mais longa da Europa é a Vasco da Gama, com 17.185 metros de comprimento. Ela está situada sobre o Rio Tejo, na área da Grande Lisboa, ligando Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém.

As belezas do Tejo

O Rio Tejo, conhecido como mais extenso da Península Ibérica, inspirou muitos artistas e poetas, como Luís de Camões, no clássico “Os Lusíadas”, em que pede a ajuda das tágides, as ninfas do Tejo, para escrever a obra mais reconhecida da literatura portuguesa.

A origem do chá das cinco

A expressão “chá das cinco” é inglesa, mas o hábito de beber chá tem origem portuguesa. Quando a princesa portuguesa Dona Catarina de Bragança, filha de João IV, casou-se com o rei Carlos II, em 1662, ela levou como presente de casamento um cofre repleto de chá chinês. Além disso, introduziu outros hábitos à cultura inglesa, como o consumo da geleia de laranja, do tabaco e a utilização de talheres.

A livraria mais antiga do mundo

A Bertrand é reconhecida pelo Guinness como a livraria mais antiga do mundo ainda em atividade. Situada em Lisboa no bairro boêmio de Chiado, ela possui aproximadamente três séculos de existência.

Porcelana Portuguesa

Uma das mais famosas e antigas fábricas de porcelana do mundo está em Portugal. Com peças cobiçadas pelo mundo todo, a Fábrica de Porcelana de Vista Alegre, fundada em 1824, produz porcelana decorativa e doméstica, que traz um design diferenciado e qualidade requintada.

Um dos monumentos mais importantes de Portugal

Situado em Alcobaça, o Mosteiro de Batalha (também conhecido como Mosteiro de Santa Maria da Vitória) apresenta uma arquitetura gótica portuguesa, cheia de significado histórico e artístico. Na Capela do Fundador, vemos o grandioso túmulo de Dom João I e D. Filipa de Lencastre em que os dois aparecem juntos, de mãos dadas, representando uma máxima declaração de amor.

Expressões conhecidas para não se perder em Portugal

  • Se for a Portugal, atente-se a algumas dicas para não se perder.
  • Banheiro chama-se casa de banho.
  • “Peço desculpas” pode ser usado como com licença.
  • Se atender ao telefone, não se assuste ao ouvir um “estou”.
  • Vai comer um sanduíche? Então, peça um “Sandes”.
  • Giro ou fixe é usado para definir algo ou alguém legal.
  • Pretende usar o celular? Use o “telemóvel”.
  • Vai utilizar o ônibus? Use o autocarro.
  • E o café da manhã? É o pequeno almoço.

Confira abaixo algumas lindas paisagens que registrei na viagem que fiz para esse lindo país!

Gostou das curiosidades? Acompanhe a gente também no Facebook e no Instagram para conhecer mais sobre a cultura e os segredos desse país lindo!

1 Comentário

  1. Maria do Carmo Sanchez em 25/07/2018

    Ótimas dicas, e lindas fotos…

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@milideiaspormetroquadrado
logo instagram