Cortinas ou Persianas? Principais diferenças e quando especificar cada tipo!

3 de julho de 2019

Cortinas ou Persianas? Principais diferenças e quando especificar cada tipo!

Cortinas ou persianas? Você provavelmente vivenciou essa dúvida no momento de escolher o fechamento para janelas e grandes extensões de vidro no projeto. Os benefícios são inúmeros: além de compor o estilo decorativo proposto para o ambiente, os dois modelos asseguram privacidade ao ambiente, bloqueiam a entrada da luz solar, colabora para o controle da temperatura e protegem pisos e móveis. Pensando nisso, preparamos um guia das principais diferenças entre cortinas e persianas e quando especificar cada tipo, podendo ser : materiais, espaços da casa e inspirações para compor nos espaços. Confira:

1 –  Cortinas x Persianas:

 

Sala de estar e jantar integradas e amplas, com cortina de tecido e persiana blackout!

Projeto: Studio Cris Paola e Foto: Hamilton Penna

 

Clássicas, as cortinas combinam muito bem em quase todos os ambientes – seja de tecidos encorpados, para usar como blackout, ou a voil. Além da composição estética no décor, a escolha interfere no nível de entrada de luz natural e a privacidade quanto à visão externa para o lado interno.

Sala de almoço branca, mesa de madeira e persiana plissada.

Projeto Studio Cris Paola e Foto Hamilton Penna

 

Práticas e compactas, as persianas estão presentes em lares onde a decoração segue um estilo moderno, sendo também funcionais e práticas para a limpeza.  Além, de permitir o controle de luminosidade conforme a necessidade do espaço.

2 – Diferenças entre cortina e persiana e procedimentos de limpeza:

Uma das principais diferenças é o seu tipo de fabricação: as cortinas são confeccionadas com diversos tecidos, enquanto as persianas são produzidas com materiais como alumínio, madeira e telas.

Todavia nem só de diferenças vivem essas duas peças, que em linhas gerais cumprem de forma semelhante o seu papel. Nesse quesito, vale também considerar seus sistemas específicos para limpeza. Para as persianas, são indicados procedimentos de manutenção específicos para cada tipo, como aspirador de pó ou o uso de sabão neutro e, para situações mais robustas, considerar o trabalho de especialistas. Com relação às cortinas, alguns tecidos permitem que o morador possa lavar em casa e outros demandam mão de obra profissional.

Varanda gourmet ampla com persiana rolô

Projeto Studio Cris Paola e Foto Hamilton Penna

 

Leia também?

Checklist definitivo para a reforma de banheiro

Cozinha tradicional, americana e integrada: Qual sua favorita?

Tipo de persianas: horizontal, vertical, madeira, bambu…

 

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@milideiaspormetroquadrado
logo instagram